Letras UFABC

03/07/2010

“Canção do Exílio” – Gonçalves Dias

Filed under: Poemas — Letras UFABC @ 22:43
Tags: , , , ,

Em meio a um ano eleitoral, nosso país com tantos problemas, o pensamento do povo na Copa do Mundo de Futebol (ainda que o Brasil tenha sido eliminado) e tantos jovens em fase de formação profissional, como nós da UFABC, será que ainda há amor pelo Brasil?

Você reclama? E o que você faz para ajudar? Já imaginou que é o Brasil quem paga para que você, estudante da UFABC, possa ter um ensino de qualidade? Direitos devemos ter, mas não nos esqueçamos dos deveres.

Abaixo a poesia de Gonçalves Dias retratando seu amor às belezas dessa terra fértil muito tempo atrás.

_________________________________________________________________________________________

CANÇÃO DO EXÍLIO – Gonçalves Dias

Minha terra tem palmeiras,
Onde canta o Sabiá;
As aves, que aqui gorjeiam,
Não gorjeiam como lá.


Nosso céu tem mais estrelas,
Nossas várzeas têm mais flores,
Nossos bosques têm mais vida,
Nossa vida mais amores.


Em cismar, sozinho, à noite,
Mais prazer encontro eu lá;
Minha terra tem palmeiras,
Onde canta o Sabiá.


Minha terra tem primores,
Que tais não encontro eu cá;
Em cismar — sozinho, à noite —
Mais prazer encontro eu lá;
Minha terra tem palmeiras,
Onde canta o Sabiá.


Não permita Deus que eu morra,
Sem que eu volte para lá;
Sem que desfrute os primores
Que não encontro por cá;
Sem qu’inda aviste as palmeiras,
Onde canta o Sabiá.


Coimbra – julho 1843.

_________________________________________________________________________________________

Fonte: Jornal de Poesia – http://www.revista.agulha.nom.br/gdias01.html

Ana Carolina

Letras – UFABC

4 Comentários »

  1. O poema e maravilhoso bem se hoje o Brasil fosse como diz o poema se fosse como a 4,5,7,8 anos atras nao seria maravilhoso bem acho que quer dize com certeza Milena santos silva

    Comentário por Milena santos silva — 16/10/2014 @ 08:59 | Responder

  2. Hoje o Brasil e cheio de ladroes politicos. O Brasil tem que crescer so tenho 12 anos mais sabe com quem ele ira crescer com Aecio Neves vote nele para melhores resultados sabe vai que o Brasil volta ser como era antigamente cheios de palmeiras aves e principalmente cheios de sabias que minhas presses sejam ou vidas que Jeova Deus seja louvado Milena santos silva

    Comentário por Milena santos silva — 16/10/2014 @ 09:20 | Responder

  3. lindo o poema mas o brasil não e mais assim

    Comentário por mel — 21/04/2015 @ 19:22 | Responder

  4. eu estou perecisando do hino de canção do Exólio que fala do hino nacional ????

    Comentário por vanilma — 19/09/2015 @ 10:22 | Responder


RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe um comentário

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

